Ambiente

People Sierra

A protecção do ambiente para as actuais e futuras gerações é uma preocupação constante da Sonae Sierra, pelo que a sua abordagem às questões ambientais se centra nas seguintes quatro áreas de impacto materiais:

ambiente

Acreditamos fortemente que uma Gestão Ambiental inovadora e empenhada pode melhorar a nossa proposta de valor acrescentado no mercado, através de uma redução de riscos e de custos.

A abordagem ambiental da Sonae Sierra baseia-se na implementação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O SGA abrange todas as actividades de negócio e aplica-se em todos os países onde a empresa opera. Destina-se a aumentar a eco-eficiência e a promover o controlo dos impactes ambientais significativos resultantes das suas actividades de negócio, dando continuidade, aos compromissos assumidos na Política de Ambiente.

Gestão Ambiental

Para mais informações sobre a nossa Política de Segurança, Saúde e Ambiente clique aqui.

O GuimarãeShopping, no âmbito da Responsabilidade Corporativa assumida pela Sonae Sierra, tem a preocupação de incrementar sustentávelmente os parâmetros relacionados com o seu desempenho Ambiental, através de uma gestão cada vez mais eficaz dos seus recursos e preocupação constante na valorização dos seus resíduos.
Miguel Amorim, Director do GuimarãeShopping, compromete-se a promover e aderir a campanhas e eventos com carácter ambiental, de forma a que os visitantes deste Centro Comercial possam usufruir de um espaço confortável, seguro e ambientalmente responsável.

Os nossos aspectos ambientais:

Identificamos os seguintes aspectos ambientais chave nas nossas operações diárias no GuimarãeShopping, procurando adoptar, para cada um deles, práticas que visem a redução dos seus impactos significativos:

Gestão de Energia: o consumo energético é um aspecto ambiental significativo para o GuimarãeShopping, pelo que foram implementadas soluções ambientalmente responsáveis que permitam a optimização dos recursos energéticos.A gestão do consumo energético é realizada via um sistema de Gestão Técnica Centralizada, que permite a operação, manutenção, controlo e optimização das condições de funcionamento de climatização e iluminação do Centro Comercial. Algumas medidas suplementares foram implementadas para permitir a poupança de energia, como seja a utilização de lâmpadas de baixo consumo no mall e áreas técnicas, substituição de armaduras fluorescentes com balastros ferromagnéticos por electrónicos, a melhoria no uso de “free-cooling” e a identificação dos lojistas com maiores consumos energéticos.

Gestão de Água: o GuimarãeShopping tem instalados contadores nos diversos pontos de consumo de água (lojas, WCs, fontes, zonas de rega, AVAC) que permite verificar a qualquer momento, o correcto funcionamento da rede de abastecimento de água, bem como determinar consumos excessivos ou fugas de água. Para optimizar o consumo de água, foram instalados controladores do fluxo de água em todas as torneiras dos WCs, todas as torneiras têm sensores electrónicos, as sanitas tem equipamentos de descarga ecológica e os urinois do piso 1 funcionam sem água. Análises à qualidade da água potável são realizadas periodicamente para que sejam garantidos os padrões de qualidade da água distribuída no GuimarãeShopping. É também realizado um controlo de qualidade às águas residuais, com análises periódicas. As águas residuais da restauração são sujeitas a um pré-tratamento antes de serem descarregadas no colector, para redução dos óleos e gorduras; para esse fim, existem dois separadores de gorduras tratados com enzimas biológicas. As águas pluviais são direccionadas para separadores de hidrocarbonetos antes da descarga no colector.

Gestão de Resíduos: tendo por objectivo uma gestão efectiva dos resíduos e a sua consequente valorização, o GuimarãeShopping dispõe de diversas infra-estruturas de apoio, nomedamente:
– áreas de armazenagem onde diferentes tipos de resíduos são recolhidos e efectuada a sua triagem (compactador de cartão/papel; big-bags para embalagens de plástico e metal; contentores para embalagens de vidro; contentores para resíduos sólidos urbanos; e contentores para tipos específicos de resíduos produzidas nas zonas técnicas);
– “ecoboxes” na restauração que permitem à equipa de limpeza efectuar a separação dos resíduos tipo embalagens dos resíduos orgânicos e indiferenciados;
– contentores para recolha selectiva de residuos no “mall” (divididos por papel, plástico/metal, vidro e resíduos sólidos urbanos).
Procuramos ainda realizar rotinas diárias de inspecção da sala de resíduos para melhorar continuamente o sistema de recolha do plástico e são efectuada acções de sensibilização junto dos lojistas e prestadores de serviços para melhorar a qualidade da separação de resíduos.

Gestão do Ruído: O GuimarãeShopping monitotiza as emissões de ruído para garantir o cumprimento com a legislação.

Gestão do Ar Interior: A garantia da qualidade do ar interior é extremamente importante por razões de saúde pública. A qualidade do ar interior é assegurada através de análises periódicas, complementadas com observações técnicas do sistema do ar condicionado e limpeza periódica do filtros.

Caso pretenda informações adicionais, agradecemos que contacte o responsável dos assuntos ambientais relacionados com o GuimarãeShopping. Contacto: Miguel Santos – jmgsantos@sonaesierra.com

Mensagens ambientais do GuimarãeShopping:

Vidro

Resíduos Orgânicos

Reciclagem de Resíduos

Mistura de Embalagens

Eletricidade

Cartão

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